sexta-feira, 23 de abril de 2010

Programa de estágio voluntário

A proposta é oferecer estágio voluntário na agenda cultural permanente do Ponto Org, utilizando a exposição coletiva de "Artesanato Social" como ferramenta para visitas educativas e estágios, assim promovendo o desenvolvimento local e integrando o conceito de tecnologia social. Os objetivos são: Contribuir com atividades que levem os participantes a refletir sobre a problemática ambiental e social. Promover, através de vivências, aprendizagens e experiências significativas que sejam funcionais e provocadoras, e promovam a transformação social.

O que é tecnologia social? Segundo a RTS, “tecnologia social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social.” (http://www.rts.org.br/, consultado em 11/10/2008).

Por que a exposição permanente de Artesanato Social? Porque a exposição tem como foco o comércio justo e solidário e, as tecnologias sociais devem trabalhar na direção da sustentabilidade. 
A sustentabilidade, segundo Manzini (2007), está fundamentada na preservação de princípios éticos, princípios sobre a relação com a natureza e com o meio-ambiente, e questões sociais e econômicas mais complexas, tais como a justa distribuição de bem-estar e poder, empoderamento da comunidade e reforço da democracia.

O PONTO ORG é uma organização social sem fins lucrativos. Um espaço cultural temático alternativo que promove iniciativas sociais e ambientais através de projetos socioculturais e uma programação permanente de arte, educação, ecologia, alinhados à prática do comércio justo e solidário. A ambientação baseia-se no conceito dos “três R's” (reduzir, reutilizar, reciclar), e é reforçada pela apresentação de exposições de artesanato social e de artes plásticas. O Ponto Org oferece oficinas, palestras, visitas orientadas, biblioteca ecológica e brinquedoteca. O espaço possui uma agenda de eventos mensais: sarau literário, apresentações de música brasileira e outros eventos culturais e educativos.

A exposição de artesanato social enxerga o artesanato como instrumento de inserção social, alinhado à proposta de comércio justo e solidário, é produzido por comunidades organizadas e segundo os princípios da redução, reutilização e reciclagem. O artesanato tem como objetivo a geração de renda e inclusão social, é uma oportunidade para os produtores artesanais brasileiros e comunidades em risco social. O artesanato promovido é oriundo de projetos socioculturais e trazem o conteúdo ecológico em seus produtos.
Educação Ambiental no Ponto Org - veja informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário